Fique Ligado!

Brasil

Maior usina de hidrogênio verde do mundo será construída no Ceará

O projeto visa reduzir cerca de 10 milhões de toneladas de CO2 por ano

Publicado

em

destaque | 24Horas
Foto: Reprodução

Uma empresa Australiana, Enegix Energy em conjunto com o Governo do Ceará, anunciou um projeto de hidrogênio verde Base One, com ordem de investimento de U$ 5,4 bilhões. Nos termos do memorando assinado com o governador Camilo Santana, a Enegix criará a maior usina de hidrogênio verde do mundo, que produzirá mais de 600 mil toneladas de hidrogênio verde por ano a partir de 3,4 GW de potência firme, máxima produção contínua de energia que poderá ser obtida, a partir de projetos eólicos e solares combinados.

O projeto estará em uma localização privilegiada e estratégica para a produção de hidrogênio verde da Enegix concedendo direito a todos os principais mercados internacionais via frete oceânico. A área é industrial e consiste em 500 hectares, reservada no Porto de Pecém, sua localização permite o processo de eletrólise.

A instalação será operada usando energia renovável com zero emissões e aproveitará o grande potencial de energia renovável que o Ceará tem disponível, desde a energia solar e eólica onshore até a offshore, permitindo assim que o projeto Base One seja expandido para uma potência de até 100 GW para atender à demanda global.

O projeto Base One, de acordo com a empresa irá gerar milhares de empregos durante a construção e empregará centenas de funcionários operacionais em tempo integral, isso alcançará benefícios sociais para a comunidade local e tambpém para o estado.

Hoje em dia, é emitido cerca de 50 bilhões de toneladas de CO2 por ano na atmosfera, com um crescimento de 40% desde os anos 90. O projeto One Base tem grande potencial de diminuir as emissões anuais de CO2 em 10 milhões de toneladas por ano e se tornará o maior projeto de redução de emissões de carbono do mundo.

Segundo o fundador e CEO da Enegix, Wesley Cooke, o projeto representa uma nova visão do futuro. é uma nova maneira de produzir energia sem poluir e destruir o meio ambiente. “Uma economia de hidrogênio é possível agora e devemos construí-la para que todos possam se beneficiar do elemento mais abundante do universo”, diz o CEO.

A previsão é que o projeto Base One leve 3 anos para ser construído.. A Enegix assinou um acordo com uma empresa internacional de engenharia e consultoria técnica, para realizar um estudo de viabilidade, e em breve iniciará o processo de obtenção de licenças ambientais e sociais. A Enegix está buscando parcerias com investidores e está realizando uma rodada de capital aberto.

PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

EM ALTA