Fique Ligado!

Coronavírus

Vacinação: Ministério da Saúde alerta que 1,5 milhões de pessoas não tomaram a segunda dose

Pasta avalia estratégias para ampliar a campanha de vacinação

Lyvia Fernandes

Publicado

em

vacina
Imagem de torstensimon por Pixabay

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,5 milhões de pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ainda não completaram a vacinação com a segunda dose. A previsão é que agora sejam elaboradas estratégias com os estados e municípios para garantir a proteção desse grupo.

Segundo a Coordenadora do PNI ( Programa Nacional de Imunizações) Francieli Fontana, o ideal é que mesmo aqueles que já passaram do prazo de aplicação da segunda dose procurem os centros de vacinação o quanto antes para não comprometer a proteção. 

“Fizemos uma análise para entender as pessoas que deveriam ter completado o esquema vacinal. Mesmo que vença o prazo, a orientação é que completem o esquema. Quem atrasou e não conseguiu ir com 28 dias (da CoronaVac) ou 84 dias da AstraZeneca, deve comparecer às salas de vacinação.” 

Quando questionado sobre a capacidade máxima de vacinação do PNI, prevista em 2,4 milhões de doses por dia, o ministro Marcelo Queiroga evitou estipular metas: “ Com as doses que tenho aí, não temos condições de estabelecer prazos”. 

A pasta avalia estratégias para tentar acelerar a campanha de vacinação, entre elas obter doses prontas de fornecedores com entrega ainda para o primeiro semestre ou fazer uma espécie de troca e antecipação de doses com outros países que estão mais adiantados. 

 

 

 

PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

EM ALTA