- Publicidade -
- Publicidade -

Holanda impõe lockdown parcial para conter avanço da Covid-19

País registrou 16 mil casos de Covid-19 em um único dia.

Trending

O governo da Holanda anunciou nesta sexta-feira (12/11) vai impor um lockdown parcial a partir de sábado numa tentativa de conter a nova disparada de casos de covid-19. As medidas incluem o fechamento mais cedo de restaurantes e lojas e a proibição espectadores em grandes eventos esportivos.

A previsão, segundo o primeiro-ministro Mark Rutte, é que as novas restrições durem pelo menos três semanas. A Holanda é o primeiro país da Europa ocidental a regressar a uma forma de confinamento desde o fim do verão no Hemisfério Norte.

Supermercados e comércios não essenciais também fecharão mais cedo, e medidas de distanciamento social serão reimpostas. O governo recomendou à população que não receba mais do que quatro visitantes em casa, uma ação a ser adotada de imediato. Cafés, bares e restaurante terão que fechar no máximo às 20h.

“Esta noite estamos trazendo uma mensagem muito desagradável com medidas muito desagradáveis e abrangentes”, disse Rutte em um pronunciamento televisionado na noite desta sexta-feira. “O vírus está em toda parte e precisa ser combatido em toda parte.”

O governo holandês também está estudando maneiras de restringir o acesso de pessoas que não foram vacinadas a locais fechados, uma medida que exigiria aprovação do Parlamento

O registro de novas infecções passou de 16 mil pelo segundo dia consecutivo nesta sexta-feira, quebrando o recorde anterior de quase 13 mil casos confirmados em dezembro do ano passado.

Rutte também instruiu as pessoas a trabalharem em casa sempre que possível, e disse que nenhum espectador seria permitido nas próximas semanas para participar de eventos esportivos, incluindo um jogo da seleção holandesa de futebol contra a Noruega pelas Eliminatórias da Copa do Mundo na terça-feira.

Escolas, teatros e cinemas permanecerão abertos.

Um grupo de cerca de 100 manifestantes anti-lockdown se reuniu fora da sede do governo em Haia, onde Rutte fazia seu pronunciamento. Várias pessoas foram detidas por soltar fogos de artifício e jogar objetos na polícia.

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Contorno Norte de Maringá é interditado por até 15 dias para obras

Oito transposições estão sendo duplicadas com investimento de R$ 16,9 milhões.
- Publicidade -

Sugestões do editor

- Publicidade -