Coronavírus
Curitiba acata lockdown e endurece medida aos domingos
Capital apertou restrições a supermercados e feiras.

Publicado
1 mês atrásem
Por
Redação
[dropcap]C[/dropcap]uritiba passa a adotar as medidas restritivas para contenção da covid-19 estabelecidas pelo governo do estado nesta sexta-feira (26) por meio do decreto estadual.
O decreto municipal 400/2021 alinha as regras estaduais e municipais. A cidade, no entanto, complementa ou detalha alguns pontos não contemplados nas medidas estaduais.
Nesta quinta-feira (25) a capital paranaense entrou em risco médio de alerta (bandeira laranja). Curitiba manterá, por exemplo, as restrições mais acentuadas de atividades aos domingos, como o fechamento de supermercados e feiras.
Em itens em que, eventualmente, houver divergência entre os decretos estadual e municipal, será aplicada a regra mais restritiva que conste em qualquer um dos dois documentos.
No período de vigência do decreto – entre a 0h deste sábado até as 5 horas do dia 8 de março – ficam suspensas na cidade as atividades e serviços não essenciais. Apenas podem funcionar aqueles que são considerados essenciais.
- PM vai fiscalizar cumprimento do lockdown no Paraná
- Paraná confirma cinco casos da cepa brasileira da Covid-19
A circulação em espaços e vias púbicas fica restrita das 20h às 5 horas, podendo ocorrer apenas para aquelas pessoas e veículos em razão de serviços e atividades essenciais. Nesse período fica proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo.
Aulas presenciais nas escolas municipais e particulares também ficam suspensas – as aulas remotas estão mantidas. Cultos, atividades religiosas serão permitidos somente em formato on-line e para atendimentos individualizados, mantido o distanciamento. As atividades em academias esportivas também ficam suspensas durante a vigência do decreto, já que não são consideradas atividade essencial pelo estado.
O transporte público da capital funciona com ocupação máxima dos veículos em 70%. Com as restrições de circulação a partir das 20h, a Urbs irá avaliar a adaptação de horários das linhas no começo da semana, de acordo com a demanda.
Veja como fica o funcionamento das atividades em Curitiba
- Restaurantes e lanchonetes: das 6 às 23 horas, nas modalidades delivery, drive thru, e take away, de segunda a sábado, aos domingos vedada a retirada em balcão (take away), ficando proibido o consumo no local em todos os dias da semana, bem como a disponibilização de música ao vivo e o funcionamento de pista de dança.
- Panificadoras, padarias e confeitarias: das 6 às 23 horas, em todos os dias da semana, proibido o consumo no local;
- Estabelecimentos podem funcionar das 6 às 23 horas, de segunda a sábado, com proibição de consumo no local, sendo autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery, os seguintes estabelecimentos e atividades essenciais:
24H no FACE
ÚLTIMAS


Jovem de 27 anos morre vítima da covid-19 em Apucarana e causa comoção
Amigos e parentes lamentaram morte nas redes sociais.


Pai de Ney Leprevost morre após contrair hepatite pelo uso do “kit covid”
Ele ficou 69 dias na UTI depois de tomar cloroquina para prevenir covid


Justiça determina volta de 50% dos ônibus em Londrina
Liminar impõe multa de R$ 40 mil por dia em caso de descumprimento.


Polícia fecha sete locais em operação de fiscalização em Londrina
Foram apreendidas máquinas de jogos de azar e cigarros paraguaios.


Acidente entre dois carros deixa uma vítima grave no Centro de Londrina
Um dos carros pode ter furado sinal vermelho e provocado batida.
EM ALTA
- Londrina18 horas atrás
Londrina vai ficar sem ônibus no fim de semana todo
- Coronavírus24 horas atrás
Ponta Grossa estipula edital que deve contratar médicos estrangeiros sem Revalida
- Coronavírus15 horas atrás
13 pessoas morreram de Covid-19 em Londrina nas últimas 24 horas
- Brasil20 horas atrás
“Ministro fura-teto”: Guedes confirma erros na equipe econômica