Fique Ligado!

Economia

Conta de luz fica mais cara a partir deste mês em todo o Brasil

Aneel atualizou bandeira tarifária para “vermelha”.

Publicado

em

5 02 01 e1548785154214 | 24Horas
Foto: Arquivo

A conta de energia elétrica do brasileiro fica mais cara a partir deste mês. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a partir de hoje a partir de hoje a conta de luz terá bandeira vermelha. Isso significa um aumento de R$ 4,169 para cada 100 kWh consumidos.

Em abril, as faturas de todo o país foram fechadas em bandeira amarela, o que representa R$ 1,34 a mais para cada 100 kWh. Conforme a agência, o aumento tem relação com a época do ano, já que o mês de maio marca o início da seca em boa parte do Brasil.

O impacto é sentido nos reservatórios das principais usinas, que já estão baixos, mesmo ao fim da temporada de chuvas. Segundo a Aneel, isso sinaliza um patamar desfavorável à produção de eletricidade, e a necessidade do acionamento das usinas termelétricas, que são mais caras.

“Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas e elevada necessidade de acionamento do parque termelétrico, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD). A conciliação desses indicadores levou ao acionamento do patamar 1 da Bandeira Vermelha”, informou a Aneel.

Com G1

PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

EM ALTA