A quarta etapa do campeonato mundial de surfe teve fim na madrugada desta segunda-feira (10), e com show brasileiro, Tatiana Weston-Webb fez uma final dura contra Stephanie Gilmore, mas garantiu o título da etapa no feminino. Logo em seguida foi a vez de Filipe Toledo derrotar Jordy Smith, e garantir o título no masculino, e também a festa brasileira na Austrália.
O dia começou com apenas três brasileiros vivos ainda na competição, Tatiana já garantida na semifinais do campeonato feminino e no masculino apenas Italo Ferreira e Filipe Toledo que tinham um duelo pelas quartas de final.
Em bateria muito equilibrada Italo e Filipe deram um show de surfe, e trocaram notas altas em busca de uma vaga na semifinal, em um final muito acirrado Toledo tinha a prioridade e acabou deixando uma onda para Italo que precisava de uma nota 5.90 para virar, porém o atual campeão mundial não conseguiu o necessário com sua última onda avaliada em 4.93. O placar final ficou então, Filipe Toledo 13.90 vs 13.73 de Italo Ferreira.
Toledo partiu então para a semifinal contra o sul-africano Matthew McGilivray, o brasileiro manteve o bom desempenho das quartas de final e fez boas ondas, com belas rasgadas e um surfe muito muito apurado que lhe renderam suas boas notas 7.83 e 7.33, e garantiram Filipe na final do evento de Margaret River.
Na final mais um sul-africano pela frente, dessa vez Jordy Smith, que começou com tudo arrancando um 8.00 dos juízes depois de uma bela onda, mas Filipe estava inspirado e sua dominância começou a ficar evidente depois de uma nota 8,33, conquistada após boas manobras radicais do brasileiro. Mas isso era pouco para Toledo, logo em seguida ele complicou mais ainda a situação de Jordy, após tirar uma nota 9.00, que obrigava o sul-africano a fazer uma excelente onda de no mínimo 9,40 pontos, Smith até tentou mas passou longe do que precisava e Filipe Toledo se sagrou campeão da etapa de Margaret River.


Na competição feminina Tatiana Weston-Webb representava o Brasil. O dia começou já com as semifinais do campeonato na água, e Tatiana tinha pela frente a australiana Bronte Macaulay, com uma nota 7.17 ela se isolou na liderança da bateria, e venceu Bronte sem muitos problemas.
Na final do evento Tatiana enfrentou a sete vezes campeã mundial Stephanie Gilmore, mas isso não intimidou a brasileira que começou a bateria com um surfe muito power e em bela onda conseguiu uma nota 8.50 dos juízes. Stephanie parecia um pouco perdida mas logo encaixou uma boa sequência de ondas e encostou no placar com uma nota 6.83 e outra de 6.00. Mas Tatiana em outra super onda, encaixou duas manobras fortes e tirou 7.73 e novamente se isolou na liderança da bateria, no fim Stephanie não conseguiu virar e Tatiana Weston-Webb venceu sua primeira etapa no ano de 2021.


Dobradinha brasileira, isso não acontecia desde 2017, quando o próprio Filipe Toledo venceu a etapa masculina de Trestles e Silvana Lima venceu a feminina.

Com as vitórias Filipe e Tatiana sobem no ranking mundial das suas categorias.
Confira o top-5 do ranking masculino após 4 etapas:
1 – Gabriel Medina (BRA) – 28.920 pontos
2 – Italo Ferreira (BRA) – 24.150
3 – Filipe Toledo (BRA) – 20.735
4 – John John Florence (HAV) – 19.395
5 – Jordy Smith (AFS) – 19.185
Top-5 do ranking feminino após 4 etapas:
1 – Carissa Moore (HAV) – 29.970
2 – Tatiana Weston-Webb (BRA) – 26.495
3 – Stephanie Gilmore (AUS) – 22.035
4 – Caroline Marks (EUA) – 21.305
5 -Tyler Wright (AUS) – 19.965