Fique Ligado!

Londrina

Vereador quer proibir fogos de artifício em Londrina

Vereador quer proibir fogos de artifício em Londrina

Redação

Publicado

em

24horas_fundo_portal24h
Roberto Fu 230612 | 24Horas

Vereador Roberto Fú é o autor do projeto de lei – Foto: Agência Gazeta do Povo

O vereador Roberto Fú (PDT) protocolou um projeto de lei que pretende banir fogos de artifício e artigos pirotécnicos com estampidos em eventos públicos, datas comemorativas, religiosas, políticas e esportivas em Londrina.

De acordo com o texto que deve ser votado apenas no retorno das sessões legislativas, a partir do dia 02 de fevereiro, caso aprovada, proibição valerá para locais próximos a residências, hospitais, asilos, creches e locais que abriguem animais de estimações – portanto, em toda a cidade.

As exceções apontadas pelo projeto são eventos realizados por empresas registradas no Exército desde que estejam distantes cinco quilômetros das áreas citadas acima.

Para quem descumprir a lei, a multa estipulada é de R$ 500, valor que será dobrado em caso de reincidência. A iniciativa sugere que o valor arrecadado com as multas seja revertido para programas que visam o bem-estar animal e a fiscalização fique a cargo da administração pública.

Para justificar o projeto de lei, o vereador aponta “inúmeros e lastimáveis episódios envolvendo a fabricação, transporte, comércio e uso de fogos de artifício, onde não raras vezes o resultado final foi a morte de pessoas”.  “O uso desses fogos muitas vezes beira a crueldade, pois o som é insuportável, intimidador e aterrorizante. Os animais possuem ouvidos superiores à sensibilidade humana e o perigo de morte súbita é bastante comum”, argumenta o vereador.

Para ir ao plenário, o PL deve passar pelas comissões da Câmara.

PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

EM ALTA