- Publicidade -
- Publicidade -
Array

Radar meteorológico Banda X começa a funcionar em Curitiba

Trending

O radar meteorológico Banda X, cedido ao governo do Paraná pela empresa Japan Radio Company (JRC), começa a funcionar nesta quarta-feira (7) em Curitiba. O equipamento foi instalado na sede do Simepar e vai monitorar a Região Metropolitana de Curitiba e fornecer dados para ações de prevenção de desastres naturais.

O Banda X é um radar de curto alcance, voltado para grandes centros urbanos, cujo monitoramento é feito a cada minuto e em pontos específicos. A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná passa a ser a única a dispor dessa tecnologia. O subchefe operacional da Defesa Civil, tenente Marcos Vidal, explicou que “no Brasil não existe nada igual, com monitoramento constante de minuto a minuto e que relaciona a quantidade de chuva com possíveis deslizamentos. Esse projeto é pioneiro e pode auxiliar no avanço meteorológico de outros estados”.

Os técnicos do Simepar e da Defesa Civil foram capacitados pelas equipes do Japão para operar o radar, que, ao longo de fevereiro, passará por adaptações e calibração das informações. O Simepar encaminhará as informações coletadas à Defesa Civil, responsável por monitorar as condições e, caso necessário, enviar os alertas aos municípios.

O radar Banda X coletará as informações pluviométricas e fará o cruzamento com informações de deslizamentos já ocorridos na região metropolitana de Curitiba. Com isso, o Sistema de Previsão de Deslizamentos contará com indicação de prováveis ocorrências e permitirá a emissão de alertas antecipados de desastres.

O radar também será utilizado como modelo de previsão de deslizamento para o município de Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul.

(Via Agência Estadual de Notícias)

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Vereadores aumentam salário do prefeito de Paranaguá de R$ 16 para quase R$ 26 mil

Também sobem os salários do vice-prefeito e dos secretários municipais.
- Publicidade -

Sugestões do editor

- Publicidade -