- Publicidade -
- Publicidade -
Array

UEL tem mais de 16 mil pré-inscritos no vestibular 2018

Trending

Foto: Divulgação

Faltando pouco mais de duas semanas para o final da inscrição do Vestibular 2018 da UEL, a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) registrou 16,2 mil pré-inscritos. Os candidatos têm até 11 de setembro para efetuarem a inscrição no site do Cops.

Após preencher o formulário, o candidato deverá imprimir o boleto bancário para pagamento do preço público de R$ 146,00.

A UEL oferece 2.482 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, sendo que outras 598 serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). A 1ª fase será realizada em 29 de outubro; a 2ª fase será nos dias 3, 4 e 5 de dezembro. O resultado final sai no dia 24 de janeiro de 2018.

A responsável pela Cops, professora Cristiane Medina, acredita que o concurso poderá registrar em torno de 23 mil candidatos, já que as datas das provas coincidem apenas com a 1ª fase da Universidade Federal do Paraná (UFPR), não chocando com as estaduais de São Paulo, como USP e Unesp.

Outras duas situações deverão atrair mais candidatos neste concurso, como a crise econômica que afasta um maior número de estudantes da rede particular, além dos rankings internacionais que colocaram a UEL entre as Instituições de Ensino Superior mais destacadas do país.

A professora chama a atenção para modificações que ocorreram em alguns cursos, a partir de alterações propostas pelos Colegiados, que reduziram ou aumentaram a oferta de vagas no Sistema de Seleção Unificada (SISU). O curso de Psicologia, que no Vestibular passado foi o segundo curso mais disputado, passa a ter 60 vagas ofertadas no concurso, contra 50 em 2017.

Situação semelhante ocorre com outros cursos como Administração, Engenharia Elétrica, Medicina Veterinária e Química. No entanto, outras graduações tiveram aumento na oferta de vagas via SISU, como Agronomia, Ciências Econômicas e Direito (vespertino). A oferta de vagas, bem como os demais detalhes do Vestibular 2018 podem ser conferidos no Manual do Candidato.

Cotas

Outra novidade este ano ocorre no Sistema de Cotas. O Conselho Universitário aprovou em fevereiro a manutenção das cotas, com modificações na aplicação dos percentuais. A nova regra reserva 45% das vagas para cotas, sendo 20% para alunos provenientes de escola pública, 20% para negros de escola pública e 5% para negros. Na prática as cotas aumentaram em 5% em relação ao concurso de 2017.

Segundo a professora Cristiane, os 5% reservados aos estudantes autodeclarados negros beneficiam candidatos negros de forma irrestrita, independente do percurso de formação, mesmo que este estudante tenha estudado por algum período no ensino privado. Ela considera uma inovação no sistema de cotas do país, uma vez que representa mais uma ação afirmativa. O sistema de cotas foi implantado na UEL a partir de 2004 e convalidado em 2011.

Provas

A Prova de Habilidades Específicas para o curso de Música será aplicada em 24 de setembro. O resultado sai em 29 de setembro. A 1ª fase está marcada para 29 de outubro, com Provas de Conhecimentos Gerais. A Cops divulga o resultado da primeira fase dia 17 de novembro, às 17 horas.

As provas da 2ª fase (3 de dezembro) são compostas pelas provas de Línguas e Literaturas, Língua Estrangeira e Redação, e no dia 4 de dezembro – Conhecimentos Específicos. No dia 5 de dezembro serão aplicadas as Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

STF nega habeas corpus e Zé Trovão continua foragido

Caminhoneiro pediu asilo no México e segue foragido.
- Publicidade -

Sugestões do editor

- Publicidade -