Os vereadores Deivid Wisley (Solidariedade) e Daniele Ziober (PP) manifestaram indignação pelas redes sociais depois que sacos com restos mortais dois bodes e duas galinhas, possivelmente sacrificados em um ritual religioso, foram encontrado em Londrina.
Eles publicaram vídeos denunciando o sacrifício de animais em práticas religiosas e criticaram o descarte irregular em um fundo de vale na zona sul. O vereador Deivid Wisley foi mais longe, e enviou um requerimento de urgência para a Polícia Civil pedindo a investigação do caso.
Dois bodes e duas galinhas mortas estavam nos sacos plásticos. Além disso haviam roupas manchadas de sangue e tufos de cabelo.
A vereadora Daniele Ziober, por sua vez, se disse chocada com a cena e protestou pelas redes sociais: “Até quando isso vai continuar”.
O sacrifício de animais é uma prática comum em religiões de matriz africana como Candomblé e Quimbanda. Mas embora haja controvérsias sobre o método como os animais são sacrificados, os rituais encontram respaldo na lei de liberdade religiosa.

Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela constitucionalidade do sacrifício de animais em rituais religiosos. Na ocasião, o ministro Luís Roberto Barroso tratou sobre o assunto e chamou de preconceito o desconhecimento sobre o tema:
“Não se trata de sacrifício ou de sacralização para fins de entretenimento, mas sim para fins exercício de um direito fundamental que é a liberdade religiosa. Não existe tratamento cruel desses animais. Pelo contrário. A sacralização deve ser conduzida sem o sofrimento inútil do animal”, disse Barroso.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!