O prefeito Marcelo Belinati apresentou, no final da manhã desta segunda-feira (27), em live os resultados obtidos até o momento por meio do Programa Agiliza Londrina. Que desde 2017 vem se consolidando como plano estratégico e permanente de desburocratização para a concessão de alvarás, autorização de obras, licenciamentos e aprovações de demandas de todas as secretarias municipais.
Belinati assim analisou os resultados até agora alcançados: “Quando assumimos a cidade, tínhamos na prefeitura mais de 26 mil processos parados, como habite-se e pedidos de licenças ambientais. Desde 2017 criamos um grupo de trabalho, com o qual conseguimos zerar o estoque de processos e, hoje, estamos apenas com os da semana”.
De acordo com dados do secretário municipal de Governo, Juarez Tridapalli, quando a atual gestão assumiu existiam 26 mil processos travados em todas as áreas do setor público municipal, sendo que 10 mil deles estavam na Secretaria Municipal de Fazenda. Atualmente, há apenas 264 processos aguardando a resolução. A Prefeitura de Londrina recebe quase 400 pedidos para os mais diversos fins.
Processos Movimentados
Entre os dados apresentados, mostrou-se que, em 2016, foram emitidos 11.496 alvarás. Em 2019, a emissão foi de 13.341 documentos, um crescimento de 16% . As licenças ambientais apresentou um crescimento maior: 340% de diferença. Em 2016, foram 169 licenças ante 2.665 processos efetuados em 2019.
O secretário de Fazenda, João Carlos Perez informou que o prefeito Marcelo Belinati, já autorizou o investimento de R$ 4,8 milhões em um sistema de informática moderno, que permitirá integrar os sistemas utilizados pelas secretarias e órgãos municipais de Londrina. “Há 16 anos utilizamos o mesmo sistema, que está obsoleto. E o prefeito autorizou o investimento de mais de R$ 4,8 milhões para os próximos 4 anos, para modernizá-lo. Com isso teremos informações em tempo real, mais serviços online e mais transparência na gestão pública”, afirmou Perez.
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