Londrina
EXCLUSIVO: Vídeo mostra superlotação de pacientes com Covid-19 no HU de Londrina
Há pacientes que foram entubados no Pronto-Socorro por falta de leitos de UTI

Publicado
1 mês atrásem

Um vídeo exclusivo recebido pela reportagem do Portal 24Horas mostra a situação periclitante vivida por enfermeiros e médicos do Hospital Universitário de Londrina, o maior do Norte do Paraná e referência regional para mais de 90 cidades no tratamento da Covid-19.
Todos os leitos de UTI estão ocupados e muitos pacientes entubados ocupam alas inteiras do hospital, que também tem pessoas internadas com o vírus em alas destinadas a outras enfermidades e atendimento geral, como acidentes de trânsito por exemplo.
Na condição de anonimato, a pessoa que gravou o vídeo relatou a pressão sobre a equipe e declarou que todos já trabalham no limite. “A situação está caótica, tínhamos um único setor que era apenas para pacientes positivos, e outros setores eram para pacientes com baixa suspeita ou alta suspeita. Hoje já não tem mais baixa suspeita, é tudo alta suspeita e pacientes positivos”
A fonte também relatou que em alguns casos, há quase o dobro da capacidade de pacientes internados nas alas. “Nós temos dois setores que cabiam 10 pessoas, mas hoje um está com 18 pacientes e outro está com 16, com cinco a seis pacientes entubados. Nos quartos, que eram para cinco pacientes, estamos acomodando 6, 7 pessoas, todas com Covid-19“, disse.
Nesta sexta-feira (05) de acordo com a direção do Hospital Universitário, haviam 63 pacientes esperando transferência para leitos de UTI. A unidade também trabalha com 200% de lotação no Pronto-Socorro, que foi fechado por 24 horas numa tentativa de amenizar a situação.
Já no que se refere apenas a leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, o HU tem 109% de ocupação das UTIs e 132% nas enfermarias. O hospital novamente fez um apelo à população para que sejam respeitadas as medidas de isolamento, e que pacientes não procurem atendimento direto no hospital, para garantir a organização na atenção a todos os casos.
FALTA DE FUNCIONÁRIOS
Ainda conforme o relato de um membro da equipe de enfermaria do hospital, faltam funcionários para dar conta dos atendimentos.
“Há uma falta de funcionários que nos deixa cansados, estressados. A equipe de enfermaria fica cansada, a equipe médica também cansa, mas estamos lutando todos os dias, fazemos de tudo para poder oferecer o maior conforto para os pacientes”, relata.
“Os pacientes não ficam desassistidos, apesar da quantidade menor de funcionários, de as vezes faltar uma bomba de infusão para medicar os pacientes, a gente dá um jeito. Está muito difícil, é uma rotina intensa”, finalizou.
24H no FACE
ÚLTIMAS


Incêndio de grandes proporções atinge pedreira em Maringá
Não há informações de feridos


Homem é baleado na Vila Recreio em Londrina
Além do ferimento a bala, ele tinha dois dedos quebrados.


Caminhão desgovernado derruba muro de casa na Zona Leste de Londrina
Motorista havia ingerido álcool antes de dirigir.


Londrina registra onze mortes 185 novos casos de covid em 24 horas
Leitos de UTI exclusivos para covid-19 estão 99% cheios.


Motociclista de 36 anos morre em grave acidente na Zona 05 em Maringá
Carro avançou preferencial e provocou batida.
EM ALTA
- Trânsito14 horas atrás
Acidente entre dois carros deixa uma vítima grave no Centro de Londrina
- Londrina5 horas atrás
Morre homem que ficou ferido em acidente grave no Centro de Londrina
- Política16 horas atrás
Delegado Rubens Recalcatti morre vítima de infarto fulminante em Curitiba
- Londrina15 horas atrás
Autoridades de Londrina discutem vacinação eficácia de tratamento precoce com a Fiocruz