- Publicidade -
- Publicidade -

Formigas ‘gigantes’ chamam a atenção em Londrina

Tanajuras são comuns essa época do ano e podem servir de prato típico.

Trending

As formigas tanajuras viraram atração em Londrina nesta semana. A espécie da família das saúvas é comum nesta época do ano. Leitores do 24Horas relataram a presença do inseto não só no Centro, mas em vários outros bairros da cidade, como Jardim dos Alpes, Coliseu, Piza e Jardim Tókio entre outros.

O Instituto Água e Terra explica o aparecimento das formigas ‘gigantes’. Conforme o órgão, nesta época o inseto entra em período de acasalamento, o que ocorre especialmente depois de dias chuvosos, como foi a última semana.

As tanajuras adquirem asas no período de chuva, e aproveitam o solo úmido para fazer um voo nupcial para acasalar, o que é muito comum nas épocas pós-chuva e com sol. No entanto, muitas formigas morrem por não conseguirem acasalar. O momento não gera riscos para a população.

PRATO TÍPICO

A tanajura, também conhecida como “içá” é servida como iguaria especialmente nos estados do nordeste, e é muito apreciada por lá. Os restaurantes que servem a tanajura, tiram a cabeça do inseto normalmente fazem dela uma farofa com o tronco.

O prato é conhecido como “farofa de içá” e receitas podem ser encontradas na internet.

Farofa de iça – Foto: Internet
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Vereadores aumentam salário do prefeito de Paranaguá de R$ 16 para quase R$ 26 mil

Também sobem os salários do vice-prefeito e dos secretários municipais.
- Publicidade -

Sugestões do editor

- Publicidade -