- Publicidade -
- Publicidade -

Laudo técnico confirma poluição por esgoto no Lago Norte em Londrina

Peixes estão morrendo no Lago Norte por causa do alto grau de poluição.

Trending

Um laudo do Instituto Água e Terra (IAT) confirmou a presença de poluição pesada no Lago Norte, em Londrina. O instituto analisou amostras de água do local depois que moradores reclamaram da cor e do cheiro do lago.

Não foi possível definir exatamente o que é a matéria orgânica encontrada na água. A suspeita no entanto é que a poluição seja provocada por esgoto despejado irregularmente no Lago Norte. A investigação continua para encontrar o culpado pela poluição, que inclusive pode responder por crime ambiental grave.

O nível da poluição no lago preocupa, porque foi classificado como classe 3, ou seja, totalmente fora dos padrões para os lagos urbanos.

No mês passado, moradores e frequentadores do Lago Norte notaram volume de material suspenso sobre a água. A Sanepar foi acionada para investigar as causas, mas a companhia não conseguiu encontrar nada de irregular.

Depois disso, a situação piorou ainda mais. Por isso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) acionou o IAT para encontrar uma solução ao problema. Muitos peixes que viviam no lago morreram e estão morrendo por causa da poluição.

Foto: Arquivo

Isso ocorre por conta da proliferação de micro-organismos na água com a função de degradar a matéria orgânica que estava presente. Esse processo remove o oxigênio da água, e os peixes morrem por falta de ar.

Fiscais seguem acompanhando o local para verificar se com as chuvas a poluição foi reduzida. Caso ainda persista, os fiscais vão buscar identificar quem está despejando o material poluente no local, que é a continuação do córrego Lindóia.

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Motorista com tornozeleira é preso bêbado após provocar acidente em Curitiba

Batida aconteceu em cruzamento no Centro da capital.
- Publicidade -

Sugestões do editor

- Publicidade -