Fique Ligado!

Maringá

Morre o jornalista Franklin Silva, pioneiro da comunicação em Maringá

Morre o jornalista Franklin Silva, pioneiro da comunicação em Maringá

Redação

Publicado

em

24horas_fundo_portal24h

Morreu na manhã deste domingo (13) em Maringá o empresário, jornalista e advogado Franklin Vieira da Silva, aos 78 anos. Frank Silva, como era conhecido, estava tratando um câncer no intestino e nos últimos 20 dias ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Paraná.

Em 17 de agosto ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada do intestino grosso. Neste domingo, ainda internado, o empresário sofreu uma parada cardiorrespiratória e entrou em óbito por volta das 10h. Frank deu entrada no hospital um dia antes, em 16 de agosto.

Notório jornalista e empresário, Frank Silva foi proprietário do jornal O Diário do Norte do Paraná (O Diário Maringá) e da Rádio Cultura.

Pioneiro da comunicação em Maringá, chegou na cidade em dezembro de 1954 e foi repórter de rádio. Sua história no jornalismo teve início em maio de 1957 quando ele cobriu o primeiro acidente aéreo registrado em Maringá.

A época, a esquadrilha da fumaça se apresentava na região da praça Raposo Tavares, quando um dos aviões caiu nas proximidades da ferrovia. Frank, que tinha apenas 15 anos, noticiou a informação ao vivo na Rádio Cultura, que mais tarde, viria a ser de sua propriedade.

Além de jornalista notório, ele era o mais antigo colunista social do Norte e Noroeste do Paraná. Virou referência na comunicação justamente pelo seu trabalho como colunista.

Fez história narrando os bastidores da política, economia e sociedade desde 1960. Na década de 1970 entrou para o jornal O Diário do Norte do Paraná, onde foi contratado para trabalhar com uma coluna. Depois de alguns anos, tornou-se proprietário do jornal, que fez história na cidade durante 45 anos.

Em abril de 2019, por causa de dificuldades financeiras, O Diário teve sua falência decretada. Desde então, Franklin estava se dedicando à família e escrevia para sua coluna social no Jornal do Povo e tinha um blog, o Frank News.

Em dezembro do mesmo ano, foi chamado para integrar o Portal 24Horas em Maringá. Os planos estavam caminhando, mas devido a pandemia, os trabalhos foram adiados.

NOTA DO GOVERNO

Em nota, a Secretaria de Comunicação do Paraná e o Governo do Estado se solidarizaram com familiares e amigos do jornalista.

“Sabemos do seu valor e pioneirismo na comunicação de Maringá e do Paraná. Silva foi dono de um dos mais importantes jornais da região, o Diário do Norte do Paraná, que por 45 anos levou informação para o cidadão maringaense”, lembrou o secretário de Comunicação e Cultura, João Debiasi.

PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS
Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
PUBLICIDADE

24H no FACE

ÚLTIMAS

EM ALTA