Maringá
Morre o jornalista Franklin Silva, pioneiro da comunicação em Maringá
Morre o jornalista Franklin Silva, pioneiro da comunicação em Maringá

Publicado
7 meses atrásem
Por
Redação
Morreu na manhã deste domingo (13) em Maringá o empresário, jornalista e advogado Franklin Vieira da Silva, aos 78 anos. Frank Silva, como era conhecido, estava tratando um câncer no intestino e nos últimos 20 dias ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Paraná.
Em 17 de agosto ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada do intestino grosso. Neste domingo, ainda internado, o empresário sofreu uma parada cardiorrespiratória e entrou em óbito por volta das 10h. Frank deu entrada no hospital um dia antes, em 16 de agosto.
Notório jornalista e empresário, Frank Silva foi proprietário do jornal O Diário do Norte do Paraná (O Diário Maringá) e da Rádio Cultura.
Pioneiro da comunicação em Maringá, chegou na cidade em dezembro de 1954 e foi repórter de rádio. Sua história no jornalismo teve início em maio de 1957 quando ele cobriu o primeiro acidente aéreo registrado em Maringá.
A época, a esquadrilha da fumaça se apresentava na região da praça Raposo Tavares, quando um dos aviões caiu nas proximidades da ferrovia. Frank, que tinha apenas 15 anos, noticiou a informação ao vivo na Rádio Cultura, que mais tarde, viria a ser de sua propriedade.
Além de jornalista notório, ele era o mais antigo colunista social do Norte e Noroeste do Paraná. Virou referência na comunicação justamente pelo seu trabalho como colunista.
Fez história narrando os bastidores da política, economia e sociedade desde 1960. Na década de 1970 entrou para o jornal O Diário do Norte do Paraná, onde foi contratado para trabalhar com uma coluna. Depois de alguns anos, tornou-se proprietário do jornal, que fez história na cidade durante 45 anos.
Em abril de 2019, por causa de dificuldades financeiras, O Diário teve sua falência decretada. Desde então, Franklin estava se dedicando à família e escrevia para sua coluna social no Jornal do Povo e tinha um blog, o Frank News.
Em dezembro do mesmo ano, foi chamado para integrar o Portal 24Horas em Maringá. Os planos estavam caminhando, mas devido a pandemia, os trabalhos foram adiados.
NOTA DO GOVERNO
Em nota, a Secretaria de Comunicação do Paraná e o Governo do Estado se solidarizaram com familiares e amigos do jornalista.
“Sabemos do seu valor e pioneirismo na comunicação de Maringá e do Paraná. Silva foi dono de um dos mais importantes jornais da região, o Diário do Norte do Paraná, que por 45 anos levou informação para o cidadão maringaense”, lembrou o secretário de Comunicação e Cultura, João Debiasi.
24H no FACE
ÚLTIMAS


Mulher é atacada por bandidos na Zona Oeste de Londrina
Câmeras de segurança flagram ação violenta


Incêndio de grandes proporções atinge pedreira em Maringá
Não há informações de feridos


Homem é baleado na Vila Recreio em Londrina
Além do ferimento a bala, ele tinha dois dedos quebrados.


Caminhão desgovernado derruba muro de casa na Zona Leste de Londrina
Motorista havia ingerido álcool antes de dirigir.


Londrina registra onze mortes 185 novos casos de covid em 24 horas
Leitos de UTI exclusivos para covid-19 estão 99% cheios.
EM ALTA
- Londrina20 horas atrás
Morre homem que ficou ferido em acidente grave no Centro de Londrina
- Polícia20 horas atrás
Mulher é encontrada morta dentro de casa em Londrina; Marido é suspeito do crime
- Maringá19 horas atrás
Motociclista de 36 anos morre em grave acidente na Zona 05 em Maringá
- Coronavírus18 horas atrás
Londrina registra onze mortes 185 novos casos de covid em 24 horas