Autoridades de saúde do estado estão preocupadas com o avanço dos casos de coronavírus na 14ª Regional, que engloba as cidades no entorno de Paranavaí, no noroeste do Paraná.
Segundo o Governo, a regional apresenta incidência de 881 casos do novo coronavírus, para cada 1 milhão de habitantes. A média nacional é de 797 casos / milhão.
Contando todos os municípios da regional, são 244 casos confirmados, mas muitos deles em cidades com menos de 20 mil habitantes, como São João do Caiuá, por exemplo, que com 6 mil habitantes tem 32 casos confirmados da Covid-19.
Nas 22 cidades da regional, ao menos 15 já registraram óbito por conta da doença. Em nível de comparação, a regional de Cascavel, que é a segunda com mais casos de coronavírus no Paraná, tem 230 casos por milhão de habitantes.
A Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí, que tem confirmados 63 casos, explica que o surto ocorre por conta da contaminação no maior frigorífico de aves da região, a GTFoods. Vários funcionários da empresa, que emprega trabalhadores também em cidades vizinhas, testaram positivo para a Covid-19.
TESTE EM MASSA
O GTFoods é um dos principais frigoríficos do Paraná e tem uma de suas plantas em Paranavaí. Na primeira semana de abril, diversos funcionários tiveram sintomas de Covid-19 e testaram positivo para a doença, criando um epicentro em Paranavaí.
Autoridades de saúde uniram esforços para possibilitar a testagem em massa dos funcionários da empresa.
A Secretaria Estadual da Saúde disponibilizou uma primeira remessa de 1200 testes para os municípios da regional, mas com o caso GTFoods encaminhou um novo lote apenas para examinar os funcionários da empresa, que emprega mais de 1,2 mil pessoas.