O governador Ratinho Junior (PSD) deve anunciar até o fim da tarde desta sexta-feira (11) a prorrogação do decreto que estabelece medidas de restrição por causa da pandemia de Covid-19 no Paraná.
O decreto vigente desde 28 de maio determina a ampliação do toque de recolher das 20h às 05h, lei seca no mesmo horário, além do fechamento de serviços não essenciais, como bares e restaurantes. A medida chegou a ser atacada pelo presidente Jair Bolsonaro, que ingressou no STF para derrubar parte das determinações.
O objetivo do presidente era impedir o toque de recolher. No entanto, o governo do Paraná argumentou que a lentidão da vacinação e o aumento de casos e ocupação de leitos forçam o estado a determinar medidas mais rígidas de controle da população para evitar o contágio.
Com a taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS a 95% o estado continua apresentando alto número de contaminações e mortes por causa do vírus. Nesta quinta-feira (10) a Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais 243 óbitos e 4.694 novos casos da Covid-19.
Ainda confirme a SESA, 633 suspeitos ou confirmados com a doença esperam transferência para leitos de UTI. Outras 575 pessoas aguardam uma vaga em leitos de enfermaria.