Fique Ligado!

Paraná

Semáforos inteligentes instalados em Londrina devem diminuir congestionamentos

Com o auxílio de câmeras e sensores, o semáforo pode alterar o tempo do sinal verde caso haja congestionamento 

Publicado

em

sem | 24Horas
Foto: Daniel Carvalho

Os aparelhos foram instalados no centro de Londrina desde domingo (04/04), mas de acordo com a prefeitura de Londrina, os equipamentos devem começar a funcionar nas próximas semanas de abril.

A implantação dos chamados “semáforos inteligentes” é apenas uma das soluções que o projeto Cidades Inteligentes estipula para o desenvolvimento de Londrina. O projeto é um acordo feito entre a prefeitura da cidade junto ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

De acordo com a própria ABDI, o objetivo desse projeto é “a adoção de novas tecnologias em ambiente urbano, por meio da instalação de soluções como inteligência artificial e conectividade, para beneficiar cidade, empresas e cidadãos“. Estima-se um investimento de R$3,4 milhões pela empresa.

Os testes iniciais acontecerão na Rua Sergipe, centro de Londrina, onde dois aparelhos já foram instalados. Através dos semáforos modernos, junto ao auxílio de câmeras com sensores, é possível que se altere o tempo do sinal verde caso haja congestionamento.

O diferencial dos semáforos inteligentes é que equipamentos são os únicos capazes de se adaptar às condições de trânsito em tempo real. Facilitando, também, que o trânsito flua da melhor forma.

Além disso, o Cidades Inteligentes prevê não só a instalação dos sinaleiros modernos, como também, a implantação de luminárias inteligentes com câmeras, redes públicas de wi-fi, softwares de reconhecimento facial, além de programas que monitorem do movimento das ruas.

De acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a expectativa é que, somando todas as soluções implementadas, cerca de 400 estabelecimentos comerciais localizados na rua Sergipe sejam beneficiados.

 

*Estagiária sob supervisão do jornalista Derick Fernandes

PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

EM ALTA