Motoristas que usam a Avenida Rio Branco diariamente terão que ter paciência pelos próximos 60 dias, e de preferência procurar rotas alternativas. Isso porque o sentido bairro-centro da via, uma das mais movimentadas da cidade, será interditado pelos próximos 60 dias no trecho entre a Rua Araguaia e a Av. Leste-Oeste.
- Publicidade -
A interdição é necessária para que avancem as obras da trincheira que está sendo construída, em substituição da antiga rotatória que existia no cruzamento. Por dia, mais de 20 mil carros passam pelo local somente nos horários de pico, já que além da Rio Branco, o único acesso direto à zona norte é pela Dez de Dezembro, e depois, menos utilizado, a Avenida Lúcia Helena Gonçalves Viana, com menor mobilidade.
Em razão da interdição, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) divulgou uma rota alternativa para quem, mesmo com o bloqueio, precise passar pelo trecho. Será necessário uma manobra dos motoristas para conseguir chegar à Leste-Oeste, entrando pelo Jardim Shangri-lá, ou pela Vila Nova.
A primeira alternativa é converter à direita, na rua Caetano Otranto, e seguir as placas de orientação até o retorno à avenida Leste-Oeste, nas adjacências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jardim do Sol.
Outra possibilidade é que o condutor converta à esquerda na rua Araguaia, onde os sinaleiros hoje desligados serão reativados para disciplinar o movimento, e volte à avenida pela rua Cabo Verde.
Os agentes de operação da CMTU passaram o dia sinalizando as ruas que serão usadas como rotas secundária. Apesar disso, espera-se que as mudanças gerem alguma confusão nos primeiros dias, até que os condutores estejam habituados com os desvios.
Uma opção seria o retorno pela Avenida Brasília (BR-369) e Rua Itajaí, no entanto a alça de acesso por baixo do pontilhão com a rodovia também está bloqueado, e obriga que os motoristas continuem pela Rio Branco.
A CMTU também informou que alterou o fluxo na rua Xapecó, que agora passa a ser de sentido único, para quem vem da Leste-Oeste até a rua Araguaia. O cruzamento também vai receber um semáforo.
TRINCHEIRA
A trincheira da Rio Branco com Leste-Oeste, um dos locais mais movimentados do trânsito na cidade, promete melhorar a vida do londrinense.
Além do túnel por onde passarão os veículos, o projeto inclui a implantação de ciclovia, nova sinalização viária e iluminação pública.
Com entrega prevista para o início de 2023, a obra tem investimentos na ordem de R$ 32,145 milhões, em valores atualizados.